• Nous Kardia Consultoria

Quais tecnologias são necessárias para a realização da Conferência Municipal de Assistência Social?



As Conferências Municipais ocorrem esse ano em todo território nacional. Esse espaço democrático deve ser assegurado por Gestores e Gestoras Municipais, Conselheiros e Conselheiras Municipais de Assistência Social. Cuidar de todo o processo com planejamento e mobilizando os recursos necessários, são pontos essenciais que podem tornar a Conferência em seu município uma realidade, garantindo seu papel de destaque conforme preconizado pela Lei Orgânica de Assistência Social, pela Normativa Operacional Básica e pelos demais instrumentos normativos que buscam a participação efetiva dos usuários, trabalhadores e demais atores sociais envolvidos, através do diálogo, de contribuições, da implementação e do monitoramento e avaliação da Política de Assistência Social. As Conferências são o espaço ideal e efetivo para que todo esse ciclo se concretize.


A importância do Controle Social


O estímulo à participação popular e ao controle social estão no centro da importância de se assegurar a realização das Conferências Municipais pois, é neste espaço que a sociedade civil tem a oportunidade de vocalizar suas demandas, de avaliar a execução das políticas públicas, de exercer seu papel de fiscalizador e construtor democrático e de se igualar com os demais colaboradores que efetivam o Sistema Único de Assistência Social. Outro papel fundamental tem o controle social, o de buscar a educação continuada nesses espaços para qualificar sua participação e controle, permitindo assim, aproximar nossa sociedade das tão sonhadas equidade, proteção social e garantia dos direitos socioassistenciais.


Efetivação da participação social


O direito constitucional da participação social na construção do Sistema Único de Assistência Social, permite que seja possível conceber o exercício do protagonismo e da luta por direitos, vocalizando a diversidade de demandas da sociedade brasileira, a autonomia e a luta pelo empoderamento dos cidadãos. Para a realização da Conferência Municipal de Assistência Social 2021, os municípios, apesar dos grandes desafios impostos, poderão utilizar as ferramentas de tecnologia como aliadas para estabelecer as conexões necessárias entre os usuários, trabalhadores e demais atores sociais responsáveis pela consolidação da Política de Assistência Social nos territórios municipais. Essas plataformas podem também garantir a acessibilidade, tornando a Conferência Municipal de Assistência Social uma Conferência Digital.


Exemplos de aplicativos úteis:

  • Google Meet

  • Zoom

  • Jitsi Meet

  • Microsoft Teams


Mudanças na Conferência Municipal


As mudanças na Conferência Municipal de 2021 foram previstas pelas publicações dos Conselho Nacional e Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, disponibilizadas as orientações em manuais dos dois colegiados. De fato, tornou-se um grande desafio para os municípios a operacionalização das Conferências e muitos gestores têm questionado: como realizar a Conferência, quais equipamentos são necessários para realização das Conferências e como capacitar a equipe para a efetivação e concretização de todo o processo?


A Nous Kardia atenta a esses desafios desenvolveu uma plataforma que apoiará seu município, desde o planejamento pensando em todos os recursos tecnológicos e humanos necessários para garantirmos a realização da Conferência Municipal.


Quer saber mais como podemos auxiliar seu município na realização da Conferência Municipal?

Acesse nossa plataforma, conheça nossos materiais, confira nossas dicas e orientações e entre em contato conosco.