• Nous Kardia Consultoria

5 coisas que você precisa saber sobre a Conferência Municipal de Assistência Social.


Em nosso artigo anterior, falamos um pouco sobre o que é a Conferência Municipal de Assistência Social e como organizá-la. Caso você não tenha lido, clique no link abaixo


Você sabe o que é a Conferência Municipal de Assistência Social e como organizar?

Para continuarmos nossas explicações, separamos neste artigo 5 coisas que você precisa saber sobre a Conferência Municipal de Assistência Social. Vamos lá?



Qual o período de realização das Conferências Municipais de Assistência Social?


De acordo com as instruções normativas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), as Conferências Municipais de Assistência Social devem ser realizadas no período de 3 de maio a 31 de agosto de 2021.


Qual o tema da Conferências Municipais de Assistência Social de 2021?


O tema deste ano será “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e terá como objetivo inserir a realidade local na construção das deliberações no processo conferencial.


Qual a importância de realizar a Conferência Municipal em sua cidade?


O espaço de participação social das Conferências Municipais de Assistência Social é fundamental para a avaliação do cumprimento da gestão compartilhada entre estados, municípios e governo federal em relação às políticas públicas de assistência social em nosso país. Em nenhum outro momento é possível congregar usuários, técnicos e gestores para debater e encaminhar ações que garantam a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todos os 5568 municípios brasileiros. Será no espaço das Conferências Municipais de Assistência Social que sairão as principais propostas para a garantia da equidade visando a redução das desigualdades sociais, bem como para melhor organização das ofertas de serviços sociais compatíveis com as reais demandas de toda a população brasileira.


Como será o formato da Conferência Municipal de Assistência Social deste ano?


Visando garantir a segurança de todos os participantes, usuários, técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social, este ano as Conferências poderão ser realizadas no formato digital, garantindo acessibilidade a todos os participantes e evitando a transmissão do coronavírus. Com acesso à cartilha orientativa e aos vídeos temáticos, os participantes poderão se inteirar sobre todos os temas debatidos nos 5 eixos da Conferência, bem como todos os desafios a serem enfrentados no desenho das políticas públicas de Assistência Social que serão incorporadas ao II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026) e ao Plano Plurianual de Assistência Social. Para isso a palavra de ordem é mobilização! É muito importante que todos os usuários sejam informados da realização na Conferência Municipal em sua cidade. E, para garantir todas as nossas recomendações de acessibilidade, o material produzido pela Nous Kardia para subsidiar as discussões, os debates, o planejamento e as proposições, poderá ser acessado tanto por nossa plataforma como também por aplicativos de mensagens como WhatsApp.


Como realizar a Conferência Municipal de Assistência Social em sua cidade?


Se o seu município está tendo dificuldades para estruturar a Conferência Municipal de Assistência Social no formato digital, garantindo a segurança de todos os participantes, conte com a Nous Kardia. Podemos estar presentes em todas as etapas, desde o credenciamento até a organização dos grupos temáticos, na apresentação da palestra magna, na sistematização das propostas de todos os grupos temáticos para o encaminhamento na plenária final, bem como no trabalho de relatoria e eleição de delegados para a etapa estadual da Conferência de Assistência Social 2021. As políticas socioassistenciais de seu município durante os próximos 10 anos serão traçadas neste processo conferencial por isso é tão importante a participação de toda a população usuária, de todos os técnicos e assistentes sociais do município bem como seus gestores. Confira nossas orientações e entre em contato conosco!


Quer saber como podemos te auxiliar?

Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo.